Nº138 07-02-2016

Nº138 - 07-02-2016

CHAMADOS A SALVAR A HUMANIDADE

A razão principal porque S. Lucas narra o episódio da pesca milagrosa, que escutámos no Evangelho deste Domingo (Lc 5, 1-11), é fazer compreender aos discípulos, ontem como hoje, que a tarefa que devem desempenhar será sempre: “ser pescadores de homens”.

Quem são os pescadores e quem são os peixes? Antigamente, os sacerdotes eram considerados bons “pescadores” quando, ao colocarem habilmente a isca, conseguiam aumentar o número dos baptizados. Subordinados a eles, podiam também os simples cristãos tornar-se “pescadores de homens”, bastando para isso que se empenhassem em ajudar os sacerdotes na sua acção.

Os peixes, bem o sabemos, estão muitíssimo bem dentro da água e não ficam nada contentes por serem pescados. Agora os homens é que já não estão tão à vontade dentro de água, especialmente quando se trata do mar imenso, profundo, negro, agitado. Os peixes tirados para fora morrem, e as pessoas, ao contrário, vivem. Jesus serve-se deste simbolismo para explicar aos discípulos qual é a sua missão. Jesus não os convida a “apanhar os homens com anzol”, mas a “tirá-los vivos com a rede” das ondas impetuosas que ameaçam vencê-los, submergi-los e levá-los ao fundo.

Homens que devem ser “pescados”, quer dizer, ajudados a viver, são os que se sentem enleados nos seus vícios, entregues às suas próprias paixões violentas, sendo bem capazes de fazerem mal a si mesmos e aos outros. Mas “peixe” que deve ser tirado da sua condição desesperada é toda a humanidade que se arrisca a ser engolida pelas forças do mal: o egoísmo, a violência, o ódio, a guerra, a mentira... Os discípulos de Cristo têm a tarefa de a salvar da catástrofe.

Esta missão não foi confiada apenas aos sacerdotes, mas a toda a comunidade cristã. Esta está encarregada de demonstrar que é possível construir uma sociedade fundada em princípios novos: no perdão, na partilha de bens, no serviço mútuo, no respeito pelos outros.

VIVER A PALAVRA - V DOMINGO do TEMPO COMUM - ANO C

Is 6, 1-2a. 3-8; Sal 137 (138); 1 Cor 15, 1-11; Lc 5, 1-11

“Jesus disse a Simão: «Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens». Tendo conduzido os barcos para terra, eles deixaram tudo e seguiram Jesus.” (Lc 5, 10b-11) Esta resposta ao convite de Jesus segue-se ao milagre de uma pesca em quantidades improváveis.

É esta a função do milagre: provocar uma mudança de vida. Neste caso foram várias vidas que mudaram radicalmente. É fácil não ver milagres em lado nenhum. É difícil mudar completamente a própria maneira de ser que me vem da genética, da família e da sociedade. “Burro velho não aprende línguas”, diz um ditado popular.

Milagres e mudança de vida estão muito ligados nas escrituras: no episódio da mulher adúltera, que provavelmente mudou de vida quando não foi apedrejada por uma multidão e recebeu o perdão dos seus pecados, em Zaqueu, um chefe de publicanos que seguramente mudou de vida, em São Paulo, que perseguia os cristãos e veio a ser o Apóstolo dos gentios dando a vida por Cristo.

Mas hoje continua a haver milagres que me possam ajudar a mudar de vida? Sim! Sempre que alguém dá a vida por outro sem esperar receber nada em troca, isso é um milagre. Sempre que alguém não acusa outro podendo fazê-lo, isso é um milagre. Sempre que alguém recusa um presente que corrompe, isso é um milagre. Sempre que um casal não se fecha à geração dos filhos, isso é um milagre. Todos os dias são uma oportunidade que o Senhor me dá de mudar, olhando para os milagres que Ele faz à minha volta.

E tal como os milagres, a mudança da minha vida não vem de mim mas da “graça de Deus que está comigo” como escreve São Paulo; é um novo milagre!

Zé Chambel Leitão

Maria Luísa Alves da Cruz Peres

Legião de Maria

1.    Dia de Carnaval - Missas

Na próxima terça-feira, dia 9 de fevereiro, não haverá Missa, às 9:30 horas, em Tercena e às 19:00 horas, em Barcarena.

2.    Horário das Celebrações de quarta-feira de Cinzas

Tal como tem acontecido nos anos passados, no dia 10 de fevereiro (quarta-feira de cinzas) o horário das Missas com bênção e imposição das cinzas é o seguinte:

Tercena – 10:00 horas; Queluz de Baixo – 19:00 horas; Barcarena – 21 horas.

3.    Dia Mundial do Doente

Na próxima quinta-feira, dia 11 de fevereiro (Dia Mundial do Doente), às 10:00 horas, em Tercena, haverá Missa com Unção dos Enfermos.

4.    Exposição do Santíssimo Sacramento em Tercena

Na próxima quinta-feira, dia 11 de fevereiro (2ª quinta-feira do mês), entre as 16:00 e as 17:30 horas, em Tercena, haverá Exposição do Santíssimo.

5.    Jornada Vicarial de Jovens

No próximo domingo, dia 14 de fevereiro (I Domingo da Quaresma), entre as 9:00 e as 17:00 horas, decorrerá, na Paróquia de Porto Salvo, a Jornada Vicarial de Jovens.

6.    Reunião do Conselho Pastoral

No próximo domingo, dia 14 de fevereiro (I Domingo da Quaresma), às 20:30 horas, terá lugar, na Igreja Paroquial, uma reunião do Conselho Pastoral.

Apelamos à presença de todos os Conselheiros nesta reunião que marca o início do novo Conselho Pastoral.

7.    Via Sacra Vicarial

No próximo dia 21 de fevereiro (II Domingo da Quaresma), às 16:00 horas, terá lugar, na Igreja de Porto Salvo, a Via Sacra Vicarial.