Nº129 06-12-2015

Anteriores

Nº129 - 06-12-2015

NA BARCA DA FÉ

 

PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR

João Baptista poderia chamar-se “o pregador do Advento”. Todos os anos a liturgia nos propõe a sua mensagem porque, assim como preparou o povo de Israel para a vinda do Messias, assim também pode indicar-nos a nós hoje a maneira de nos prepararmos para o Natal.

João não devia ser uma pessoa muito simpática. Tenho dificuldade imaginá-lo à mesa a conversar pacatamente, a contar uma anedota, enfim, a sorrir, ao menos de vez em quando. Quando aparece no Evangelho é sempre a gritar contra alguém; ameaça com castigos terríveis... dirige-se às pessoas chamando-lhes raças de víboras....

Às vezes dou comigo a pensar: ainda bem que Jesus não era como ele! Embora admirasse muito João, Jesus comportava-Se de maneira bem diversa: comia, bebia e jantava com os pecadores. Mas, creio que neste mundo também há necessidade de pessoas severas e austeras como João Baptista. Essas pessoas têm a tarefa de a todos relembrar os compromissos sérios da vida, denunciando abertamente as situações insustentáveis e tendo a coragem de atacar também os poderosos, quando cometem alguma injustiça.

Procuremos perguntar-nos: Não sucederá por vezes que nas nossas cinco comunidades se toleram os “caminhos tortuosos”, os comportamentos equívocos? Não haverá “montanhas” que impedem, especialmente os mais fracos e os que têm uma fé menos robusta, de caminhar ao encontro de Cristo? Não haverá “vales” que separam os irmãos duma mesma família? Quais serão as “montanhas” que devem ser abaixadas e os “vales” que devem ser preenchidos na nossa vida?

O vosso Pároco,

Padre Mário Faria Silva



VIVER A PALAVRA - II Domingo do Tempo do Advento - ANO C

1ª Leitura - Br 5,1-9; 2ª Leitura - Fl 1,4-6.8-11; Evangelho - Lc 3,1-6

As leituras deste Domingo convidam-me a encarar o sacramento da reconciliação como um ato de misericórdia de Deus onde me são retirados os meus pecados tornando assim a minha jornada mais leve.

Jerusalém, tira as vestes de luto e de aflição; reveste-te para sempre dosadornos da glória que te vem de Deus. Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus, e põe sobre a tua cabeça o diadema da glória do Eterno, porque Deus vai mostrar o teu esplendor a todos os que vivem debaixo do céu.” (Br 5,1-3).

Só sendo obediente à Igreja poderei alcançar o discernimento que me permite fazer as escolhas ao longo da minha vida que me aproximam de Deus.

“Que a tua comunhão de fé se torne eficaz, no reconhecimento de tudo aquilo que entre nós é considerado bom em relação a Cristo.” (Fl 1,6).

O Evangelho incita-me a trabalhar para moldar a minha vida à vontade que Deus tem de me ter junto dele na vida eterna.

“‘Preparai o caminho do Senhor e endireitai as suas veredas. Toda a ravina será preenchida, todo o monte e colina serão abatidos; os caminhos tortuosos ficarão direitos e os escabrosos tornar-se-ão planos. E toda a criatura verá a salvação de Deus.’” (Lc 3,4-6). 

Paulo Chambel Leitão



VIVENDO A FÉ - Advento … Tempo para nos prepararmos para ir ao encontro de Cristo!

Entramos hoje na II Semana do Advento!

Domingo passado, D. Manuel Clemente, começava assim a homilia da Missa em que foram ordenados 13 novos Diáconos: “O tempolitúrgico em que entramos é da vinda de Cristo, hoje como ontem e cada vez mais definitiva …

Pedíamos na oração coleta, que convém retomar pois dá o tom a tudo o mais:

“Despertai Senhor, nos vossos fiéis, a vontade firme de se prepararem, pela prática das boas obras, para ir ao encontro de Cristo, de modo que, chamados um dia à sua direita, mereçam alcançar o Reino dos Céus”.

Pedimos a Deus que nos desperte a vontade – e a vontade firme! – de nos prepararmos para ir ao encontro de Cristo; que o façamos pela prática das boas obras; e que assim – só assim! – sejamos chamados ao reino prometido”.

Advento … Tempo para nos prepararmos para ir ao encontro de Cristo!

A nossa caminhada do Advento tem como “lema”: Ir ao encontro de todosanunciando!

Para esta II semana do Advento (6 a 12 de dezembro) o verbo proposto é:

Envolver-se”.

Envolver-se significa: Como Jesus envolver-se e envolver os outros; Significa pôr-se de joelhos diante dos outros para lhes lavar os pés; Significa fazer gestos que encurtem distâncias; Significa abaixar-se, assumindo a vida dos outros e vendo Cristo presente neles.

Uma tarefa concreta (gesto) poderá ser: Como oração da noite rezar o texto bíblico: “O Senhor Deus vem com a força do Seu braço dominador. … Écomo um pastor que apascentará o rebanho, reúne-o com o cajado na mão, leva os cordeiros ao colo, e faz repousar as ovelhas”. (Is 40, 10-11)

Outra tarefa concreta (gesto) poderá ser: Pensar como nos podemos envolver com os outros.

Diácono Carlos M. Borges



VIDA PAROQUIAL

1.    Dia 8 de dezembro – Bênção das Grávidas

Na próxima terça-feira, dia 8 de Dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, na nossa Paróquia, a bênção das grávidas decorrerá durante a Missa das 12:00 horas, na Igreja Paroquial.

A bênção das grávidas destina-se a todos os casais que aguardam o nascimento de um filho.

Todas as grávidas (casais) que pretendam participar nesta celebração de bênção deverão fazer a sua inscrição através do mail   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Neste dia, todos os Paroquianos são convidados a rezar pelas mães grávidas, pais e crianças no ventre materno.

Será, também, um dia de oração por todos os casais que experimentam o sofrimento de não poderem ter filhos ou que experimentaram a dor da perda de um filho.

2.    Exposição do Santíssimo Sacramento em Tercena

Na próxima quinta-feira, dia 10 de dezembro, haverá, entre as 16:00 e as 17:30 horas, exposição do Santíssimo Sacramento, em Tercena.

3.    Confissões de Preparação para o Natal

No próximo sábado, dia 12 de dezembro, às 15:00 horas, haverá, na Igreja Paroquial, Confissões de preparação para o Natal (Crianças da Catequese e Catequistas).

4.    Abertura da Porta da Misericórdia – Sé Patriarcal

No próximo domingo, dia 13 de dezembro, às 11.30 horas, numa Celebração Eucarística presidida pelo Senhor Cardeal Patriarca, será aberta a Porta da Misericórdia, na Sé Patriarcal.

Todos os Paroquianos são convidados a participar nesta Celebração.

5.    Luz da Paz de Belém

No próximo domingo, dia 13 de dezembro, às 19:00 horas, a Luz da Paz de Belém chegará ao Mosteiro de S. Vicente de Fora e será acolhida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. José Traquina.

Um Caminheiro da nossa Paróquia receberá a Luz da Paz de Belém e transportá-la-á para a Igreja Paroquial, onde ficará visível e acesa, ininterruptamente, até ao dia do Baptismo do Senhor.

Na Eucaristia do IV Domingo do Advento (Igreja Paroquial, dia 20 de dezembro, Missa das 12:00 horas) a Luz da Paz de Belém será distribuída a todos os Paroquianos.


©2019 Paróquia de São Pedro de Barcarena