Nº90 11-01-2015

Anteriores

Nº90 - 11-01-2015

NA BARCA DA FÉ

 

QUER SUBIR CONNOSCO DO FUNDO DE UM ABISMO

Aos lugares bíblicos está ligado, muitas vezes, um significado teológico. O mar, o monte, o deserto, a Galileia das gentes, a Samaria, o rio Jordão, as terras para além do lago de Genesaré são muito mais do que simples indicações geográficas (muitas vezes nem sequer muito precisas).

S. Lucas não especifica o lugar onde ocorreu o baptismo de Jesus, mas refere-o João: “Isto mesmo passou-se em Betânia, do outro lado do rio Jordão, onde João estava a baptizar.” (Jo 1, 28) A tradição localizou, justamente, o episódio em Betabara, o vau onde também o povo de Israel, guiado por Josué, atravessou o rio e entrou na Terra Prometida.

No gesto de Jesus estão assim presentes referências explícitas à passagem da escravidão à liberdade e ao início de um novo êxodo em direcção à verdadeira Terra Prometida.

Betabara tem ainda um outro apelo, menos evidente, mas também significativo: os geólogos garantem que este é o ponto mais baixo da terra (400 metros abaixo do nível do mar).

A escolha de iniciar ali a vida pública não pode ser casual. Jesus, vindo das alturas do Céu para libertar o homem, desceu até ao abismo mais profundo para mostrar que quer a salvação de cada homem, mesmo do mais desprezado, mesmo daquele a quem a culpa e o pecado arrastaram para um abismo do qual ninguém imagina que se possa subir. Deus não esquece e não abandona nenhum dos Seus filhos.

O vosso Pároco,

Padre Mário Faria Silva



VIVER A PALAVRA - Festa do Baptismo do Senhor – Ano B

Isaías 42, 1-4.6-7; Salmo 28 (29); Actos 10, 34-38; Ev. S. Marcos 1, 7-11

Falando de arte cristã, o nosso Patriarca D. Manuel Clemente dizia: “Contemplando as imagens, (...) poderemos ir muito longe na compreensão dos mistérios centrais da nossa salvação.”

E porque uma imagem também é muito importante na Liturgia, escolhi apresentar, como minha ressonância para este “Viver a Palavra”, uma ilustração.

“Fonte da Vida” é como se intitula esta pintura, colocada no Evangeliário e pintada pelo agora bispo D. João Marcos.

Para mim, esta ilustração apresenta toda a Liturgia da Palavra deste Domingo, anunciando já todo o projecto salvador de Deus para nós. A cruz vermelha no alto da fonte de água vejo-a como o baptismo da Cruz Gloriosa (onde sangue e água brotarão do Seu lado (Jo 19, 34)). Cristo que é fonte de água viva vem cumprir a vontade do Pai.

Esta pintura, e a Palavra associada impelem-me a questionar: como baptizada que sou, tenho este Espírito do Servo do Senhor presente na minha vida e nos meus gestos com os outros? Faço-me a última e sirvo com alegria, sem julgamentos, os meus filhos ou o meu marido? Sou dócil e mansa à proposta do Pai do Céu ou tento impor sempre a minha vontade?

A minha atitude é de perdão e amor pelo outro?

Que o Senhor me faça fiel às promessas do meu baptismo e que procure sempre saciar-me nesta fonte da vida que Jesus oferece na Sua Igreja.

Mónica Morgado



“No Baptismo somos inseridos numa Companhia de Amigos”

Tertuliano, um escritor do Século II, deixou escrito um pensamento que sempre me fascinou e que hoje, dia em que celebramos a Festa do Baptismo do Senhor, partilho convosco: “Não nascemos cristãos, mas tornamo-nos cristãos”.

Por muito cristã que seja a nossa família, nenhum de nós nasceu Cristão. Tornamo-nos Cristãos, pelo Sacramento do Baptismo.

O Baptismo é um Sacramento instituído por Jesus, disso não temos dúvidas. Todos conhecemos a passagem do Evangelho de Mateus em que Jesus, dirigindo-se aos Apóstolos lhes diz: “Ide … Baptizai-os em nome do Paie do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19).

f O Baptismo é o primeiro Sacramento e a condição prévia para todos os outros Sacramentos.

f O Baptismo estabelece uma relação pessoal com Jesus. O Baptismo liga-nos a Jesus Cristo e, como afirma S. Paulo: “Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura”

(2 Cor 5, 17).

f O Baptismo é o sacramento comum a todos os Cristãos. O Baptismo abre as “portas” da Vida Cristã, incorporando o baptizando, na Comunidade Católica, no grande Corpo Místico de Cristo que é a Igreja.

f O Baptismo é uma Graça, um Dom de Deus, que nos acolhe incondicionalmente.

Ser baptizado significa que a nossa história de vida pessoal mergulha na corrente do Amor de Deus.

Para nossa meditação, durante esta semana, deixo as palavras de Bento XVI, proferidas a 8 de Janeiro de 2006, dia em que se celebrava a Festa do Baptismo do Senhor: “No Baptismo somos inseridos numa companhia de amigos que nuncanos abandonará, nem na vida nem na morte ... Esta companhia de amigos, esta família de Deus, na qual somos inseridos, acompanha-nos sempre … Nos dias de sofrimento, nas noites escuras da vida, dar-nos-á conforto e luz”.

Diácono Carlos M. Borges



VIDA PAROQUIAL

1.    Ano da Vida Consagrada

Integrado na Celebração do Ano da Vida Consagrada que, por vontade do Papa Francisco, estamos a celebrar, no próximo Domingo, dia 18 de Janeiro, pelas 15:00horas, na Paróquia de Nova Oeiras, terá lugar umencontro com o D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Haverá ainda alguns testemunhos dos Consagrados da nossa Vigararia e um tempo de Adoração ao Santíssimo. Apelamos à participação detodos os Paroquianos.

2.    Eucaristia com Unção dos Enfermos - Tercena

Na próxima Terça-Feira, dia 13 de Janeiro, a Missa que, habitualmente, é celebrada às 9:30 horas, na Igreja de Tercena, será às 10:00 horas.

Durante a Missa será administrado o Sacramento da Unção dos Enfermos aos Idosos do Centro de Dia e a outros Idosos que o desejarem.

3.    Loja dos Sorrisos

A Loja dos Sorrisos está aberta nos seguintes horários: Segunda a Sexta-Feira, das 10:00 às 11:00 horas. Terça, Quarta e Quinta-Feira, das 16:30 às 18:30 horas.

Sábado, das 9:30 às 11:30 horas.

Visite a loja dos Sorrisos e espalhe Sorrisos pela Freguesia de Barcarena!

4.    Peregrinação Paroquial a Santiago de Compostela e Lurdes

Todos os Paroquianos que desejam participar na Peregrinação Paroquial a Santiago de Compostela e Lurdes deverão fazer, o mais rapidamente possível, a sua inscrição no Cartório Paroquial.

Caso não se atinja o número mínimo de inscrições a Peregrinação não se realizará.

5.    Campanha dos Escuteiros – Missão Ambiente

Continua a decorrer a campanha de recolha de medicamentos fora de validade, embalagens de medicamentos, folhetos, etc.. As entregas podem ser feitas nas Farmácias de Tercena ou Barcarena. Ao fazerem a entrega, devem indicar que a mesma se destina ao Agrupamento 1278 Barcarena.


©2019 Paróquia de São Pedro de Barcarena