Matrimónio

Uma vez que decidiram casar-se, deverão dirigir-se a uma das paróquias dos noivos, preferencialmente, à paróquia da noiva:

• Para se informarem (com tempo e antecipadamente) de tudo o que é necessário organizar.
  • Para marcar a data e o local da celebração do Matrimónio. Em algumas paróquias e igrejas, a marcação deverá ser feita com muita antecedência.

Onde me posso casar?

A paróquia onde será celebrado o matrimónio é da escolha dos noivos uma vez obtida a aprovação do pároco. No entanto, é aconselhável que a celebração do Matrimónio se realize numa das paróquias dos noivos, pois é ali que vivem a sua vida cristã.

Sobre os Processos

A celebração do Matrimónio católico tem também validade como casamento civil. Por isso, terão de ser organizados dois processos, o Processo da Igreja e o Processo do Registo Civil.

O Processo do Registo Civil deve ser tratado na Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos noivos. Ali deverá ser pedido um Certificado para Casamento.

Este Certificado tem a validade de 90 dias (três meses).

O Processo da Igreja deve, preferencialmente, ser organizado na paróquia da noiva. Contudo, se o casamento for celebrado na paróquia do noivo é conveniente tratar aí do processo.

Documentos Necessários

Para o Processo do Registo Civil é necessário

1. O Bilhete de Identidade dos noivos ou Cartão de Cidadão, devidamente atualizados.
  2. As Certidões de Nascimento dos noivos, que devem ser pedidas nas Conservatórias onde se encontram os registos dos nascimentos dos noivos (devem levar a Cédula Pessoal ou o Boletim do Nascimento ou, pelo menos, uma fotocópia).

Não podem esquecer de referir a existência de situações especiais, por exemplo: celebração fora da paróquia de residência de um dos noivos, que exige a “transferência” do processo; nacionalidade estrangeira de um dos noivos, que obriga a formalidades especiais no processo do Registo Civil, etc.

Na Conservatória do Registo Civil deverão ainda informar-se sobre o regime de bens do casamento.

Para o Processo da Igreja é necessário:

1. O Bilhete de Identidade dos noivos.
  2. As Certidões de Batismo dos noivos.
  3. Os Atestados de Estado Livre.

Os documentos referidos em 2. e 3. são, facilmente, obtidos através da paróquia que organiza o processo.

A data e a paróquia do Batismo estão, em geral, averbadas na Cédula de Nascimento ou registadas na Cédula da Vida Cristã.

Testemunhas/Padrinhos

Para testemunhar o Matrimónio é necessário apresentar duas testemunhas que entre nós, vulgarmente, se designam por padrinhos.

Quando e como iniciar o Processo de Casamento na Igreja?

O processo deve iniciar-se quatro meses antes da data prevista para o casamento.

1. O primeiro passo é contactar o Cartório Paroquial a fim de marcar um primeiro encontro com o Pároco. Este primeiro contacto pode ser feito, presencialmente ou via telefone, nos seguintes horários: 3ª Feira – Das 17:00 às 19:00 horas, 5ª Feira – Das 11:30 às 13:30 horas, 6ª Feira – Das 19:30 às 21:30 horas, ou ainda pelo telefone 214217298 / 916180698.
  2. No primeiro encontro com o Pároco, cada um dos noivos pronunciar-se-á sobre as suas disposições.
  3. Todo o Processo será depois tratado no Cartório Paroquial.

Curso de Preparação para o Matrimónio

Celebrar bem o Matrimónio, não significa, apenas, tratar dos processos e da festa. Celebrar bem o Matrimónio significa, sobretudo, aproveitar as oportunidades proporcionadas para viver intensamente o ato importante que é a celebração deste Sacramento.

Por este motivo, paralelamente ao processo, os noivos deverão participar num Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM). Estes encontros realizam-se em várias paróquias. O Cartório Paroquial dará todas as informações sobre datas e locais destes encontros.

Questões práticas a ter em conta

Os fotógrafos

Os noivos podem escolher o fotógrafo que desejarem. Contudo, os fotógrafos devem fazer o seu trabalho de forma discreta.

Flores

Sempre que os noivos desejarem ornamentar a Igreja com flores, devem contactar com, pelo menos, duas semanas de antecedência a zeladora da Igreja.

Preparação da celebração do Matrimónio

Toda a preparação da celebração do Matrimónio (por exemplo, escolha das leituras para a celebração da Palavra, celebração do Matrimónio acompanhada por Cânticos Litúrgicos e/ou Música Litúrgica, etc.) será feita num encontro a agendar com o Pároco para uma data próxima do dia do casamento.