Visita Nossa Senhora do Cabo

Visita de Nossa Senhora do Cabo

É com imensa alegria que nos preparamos para receber, em Barcarena, no dia 6 de Outubro, a Veneranda Imagem de Nossa Senhora do Cabo.

As duas últimas passagens da Imagem de Nossa Senhora em Barcarena aconteceram em 1968 e 1993.

Em 1993, o escritor e poeta Fernando Silva, escreveu no Jornal "Voz de Torcena": "Nossa Senhora do Cabo Espichel vai voltar à freguesia de Barcarena e estar entre nós um ano. […] Esteve pela última vez na Paróquia de Barcarena em 1968 e, no próximo dia 9 de Outubro, às 15 horas será recebida, vinda de Loures. […] Estará presente em todas as localidades da freguesia, num programa que durará um ano, altura em que partirá para a paróquia de S. Pedro da Lousa".

A visita de Nossa Senhora do Cabo a Barcarena, de 25 em 25 anos, é motivo de "orgulho" para toda a comunidade Barcarenense.

Assim, queremos convidá-lo a tomar parte nos festejos que estamos a preparar e que, ao longo de um ano, louvarão Nossa Senhora e agradecerão a Sua presença em Barcarena.

A Devoção a Nossa Senhora do Cabo, ou Giro do Círio dos Saloios?

O "Giro" do "Círio dos Saloios" é uma tradição assente na devoção a Nossa Senhora do Cabo. Teve início em 1430, num Giro que envolvia, inicialmente, 30 freguesias que, rotativamente, iam recebendo, por um período de tempo de um ano, a Veneranda Imagem de Nossa Senhora.

Barcarena, que, no Ano de 1439, recebeu pela primeira vez a Veneranda Imagem, nunca interrompeu o "Giro" do "Círio Saloio".

Barcarena prepara-se para receber, de novo, a Veneranda Imagem de Nossa Senhora do Cabo.

Junte-se a nós e faça parte deste acontecimento que será mais um "marco" na história de Barcarena!

Quando chega a Barcarena a Veneranda Imagem?

A Veneranda Imagem de Nossa Senhora do Cabo, que está na Paróquia de São Lourenço de Arranhó, será entregue à Paróquia de Barcarena, numa Missa Solene, no dia 6 de Outubro.

De Arranhó, a Veneranda Imagem rumará em direcção a Barcarena, prevendo-se a sua chegada, às 18:00 horas, ao recinto da Fábrica da Pólvora de Barcarena (Pátio do Sol).

Após um momento Celebrativo, a Veneranda Imagem seguirá, num Solene Cortejo, em direcção à Igreja Paroquial de São Pedro de Barcarena, onde vai permanecer.

Como posso colaborar?

Todos os donativos são importantes. Ao fazer o seu donativo está a ajudar a organização e dinamização dos festejos em honra de Nossa Senhora do Cabo.

Ao fazer um donativo igual ou superior 20 euros, terá o seu nome inscrito no livro que assinala esta passagem de Nossa Senhora do Cabo, em Barcarena, um momento tão importante para todos nós.

Para cada donativo, que poderá ser feito, em dinheiro, através de depósito ou de transferência bancária para a conta com o IBAN PT50 0019 0101 0020 0084 2386 2, será emitido, para efeitos de benefícios fiscais, o respectivo recibo, sendo necessário que, juntamente com a contribuição monetária, ou com o comprovativo da transferência bancária, faça chegar à Secretaria Paroquial (Cartório) o seu nome completo, morada e número de contribuinte.

Contribua!