Grupo de Acólitos

Compromisso Acólitos - Almoço e Encontro - 2015

Grupo de Acólitos da Paróquia de S. Pedro de Barcarena

Quem somos? (+ info)

Nós somos o Grupo de Acólitos da Paróquia de S. Pedro de Barcarena e abrangemos 5 comunidades Paroquiais (Queluz de Baixo, Valejas, Tercena, Barcarena, Leceia).

Ao longo de cada ano Pastoral e Paroquial, procuramos criar uma “Igreja em Saída” como nos pede o Papa Francisco. Para tal, procuramos, através de diversas formas, nomeadamente, através das “visitas” aos grupos de catequeses a partir da 1ª Comunhão, convidar novos membros a fazer parte do grupo de acólitos, procurando também, cada vez mais, sensibilizar os encarregados de educação, no caso dos acólitos mais novos, para a importância do acompanhamento destes no seu crescimento na maturidade da sua fé e do serviço à Igreja.

Procuramos também apostar na formação, na convergência do Grupo de Acólitos da nossa Paróquia nas diversas celebrações que nesta ocorrem, no convívio, destacando aqui, entre outros aspectos, a nossa Peregrinação Anual dos Acólitos de Barcarena. Procuramos ainda participar nos encontros de âmbito Diocesano e nacional. Para além de tudo isto, um outro momento forte a nível de grupo diz respeito ao nosso compromisso de Acólitos que ocorre sempre na Solenidade de Cristo Rei. Em suma, procuramos ter sempre presente o nosso lema: “o serviço”.

Após este pequeno resumo de apresentação do nosso grupo, deixamos-te aqui uma breve informação do que é e do que significa ser acólito:

O termo Acólito está associado ao verbo acolitar, que significa acompanhar (prestando um serviço). Os Acólitos têm como principal objectivo seguir e servir a Deus, ajudando os Seus representantes na terra na Celebração da Missa e nas demais Celebrações Litúrgicas.

Mas… ser Acólito não se resume a isto! Ser Acólito implica a vida toda, implica servir a Deus, colocando-se ao serviço dos irmãos que vamos encontrando no nosso dia-a-dia.

E, numa mensagem que dirigiu a um grupo de Acólitos reunidos na Praça de S. Pedro, no âmbito da Peregrinação Internacional dos Acólitos em 2015, na qual o Grupo de Acólitos de Barcarena esteve representado, o Papa Francisco aponta-nos o caminho:

“ (…) Na Eucaristia e nos outros sacramentos experimentais a proximidade íntima de Jesus, a doçura e a eficácia da sua presença. Não encontrais Jesus colocado num trono, alto, sublime e inalcançável, mas no pão e no vinho eucarísticos, e a sua palavra não faz vibrar os umbrais das portas, mas as cordas do coração.

Queridos acólitos, quanto mais estareis próximos do altar, mais vos lembrareis de conversar com Jesus na oração diária, mais vos alimentareis da Palavra e do Corpo do Senhor, e sereis muito mais capazes de ir até ao próximo, levando como dom aquilo que recebestes, dando com entusiasmo a alegria que vos foi dada.

Obrigado pela vossa disponibilidade de servir o altar do Senhor, tornando este serviço uma academia de educação na fé e na caridade ao próximo. Obrigado também por terdes começado a responder ao Senhor, como o profeta Isaías: “Eis-me aqui, envia-me”.

Se sentes que Deus te envia para desempenhares este serviço na Igreja, aqui fica um apelo: caso gostasses de exercer o ministério de acólito, basta apenas, ires ao encontro dos acólitos no final de cada Missa de Sábado ou de Domingo. Podes ainda contactar-nos através do seguinte e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou ainda através da nossa página do facebook: “Grupo de Acólitos da Paróquia de Barcarena”. Teremos todo o gosto em receber-te. Serás muito bem recebido(a) e muito bem-vindo(a). Contamos contigo.

Muito obrigado por nos acompanhar!