Centro Social

O Centro Social Paroquial de Barcarena (CSPB) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que se rege pelo direito canónico e pelo direito civil.

Tem os seus estatutos registados no livro das Fundações como instituição sem fins lucrativos, actuando, portanto, ao serviço da economia social e desempenhando a sua actividade com o propósito de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos.

Nascido por força da solidariedade nas instalações da secular Igreja Matriz de Barcarena para acorrer à emergência de ali albergar os desalojados aquando das cheias da ribeira de Barcarena em Novembro de 1967, tem desde então vindo a desenvolver uma actividade diversificada no campo da acção social.

A sua acção tem abrangido todas as localidades da freguesia de Barcarena, do concelho de Oeiras.

Conforme os objectivos estatutários, o Centro Social, integrado na pastoral social e caritativa do Patriarcado de Lisboa, tem como objectivo geral cultivar a fraternidade cristã, a melhoria das condições de vida e a promoção das pessoas, das famílias e dos grupos sociais mais carenciados e vulneráveis.

O Centro Social tendo iniciado a sua actuação com o enquadramento, apoio e protecção às crianças, tem vindo a alargar a sua actividade aos vários grupos etários da infância promovendo também actividades diversas com jovens com o objectivo de lhes proporcionar a descoberta, o desenvolvimento e a valorização das suas capacidades e o treino de participação e de associativismo.

Presta ainda um serviço de acolhimento, protecção e ajuda a pessoas idosas e também de apoio a pessoas e famílias em situação de emergência social.

Tem assim, como finalidade, contribuir

• Para uma maior justiça social
  • Para uma maior igualdade de oportunidade de desenvolvimento das capacidades individuais, familiares e dos grupos sociais
  • Para o desenvolvimento harmónico, equilibrado e integrado

Consequente com o seu Ideário, o Centro Paroquial, para a realização dos seus objectivos específicos, recebe e dá colaboração a outras entidades públicas e particulares como Administração Central/Regional ou Autárquica, designadamente com:

• a Câmara Municipal de Oeiras pelo estabelecimento de protocolos de cedência de instalações em regime de comodato em varias localidades da Freguesia, permitindo que o desempenho integral dos serviços do Centro Social se torne pela proximidade, mais profícuo na intervenção atempada, concorrendo para facilitar e atenuar situações de precariedade ou carência familiar na população da Freguesia;
  • e o Instituto da Segurança Social através do estabelecimento de acordos de cooperação no âmbito do apoio na área da Infância e Juventude, partilhada pela Direcção Regional de Educação no que diz respeito à educação Pré-escolar, e apoio na Área da 3ª Idade garantindo uma comparticipação que auxilia a manutenção no desempenho dos vários serviços que o Centro Social presta por toda a Freguesia;
  • e ainda instituições congéneres e privadas cuja área de intervenção seja susceptível de contribuir para a concretização de respostas seguras e continuadas, nomeadamente no âmbito da educação, saúde e acção social.

Para mais informação visite www.cspbarcarena.pt